sexta-feira, 21 de setembro de 2012

HISTÓRICO DO CHIQUINHO - TEFÉ


Histórico do Raimundo Francisco Nascimento da Silva

            Raimundo Francisco Nascimento da Silva, popularmente conhecido por Chiquinho ou F. Nascimento, faleceu em 17/09/2012, aos 37 anos. Natural de Tefé, mas a família é orienta do Município de Maraã, região Cubuá, Comunidade de Bom Jardim. Fez seus estudos fundamental e médio em escolas públicas da Cidade de Tefé. Com muito esforço e dedicação fez sua graduação no Curso de Química, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com conclusão em 2011.

            Na década de 80, iniciou suas atividades pastorais e de movimento social pela Igreja Católica, na Pastoral da Juventude da Prelazia de Tefé. Atuou e colaborou por muitos anos com o Grupo de Jovens da Comunidade de Santo Antônio, na Cidade de Tefé

            Na década de 90, foi fundador do Grupo de Casais de Tefé – GRUCATE, com diversos amigos/as, compadres/comadres. Por meio do Grupo ampliou sua atuação nos movimentos sociais, esportivos e culturais do município e estado.

No movimento social colaborou ativamente no fortalecimento das comunidades ribeirinhas, especialmente na formação de lideranças. Atuou diretamente na formação de lideres da Floresta Nacional de Tefé, Reserva Extrativista do Catuá-Ipixuna e Comunidades do Rio Cubuá e Comunidade de Missão.

            Na área esportiva e cultural colaborou por muitos anos com a Dança Africana, vencendo diversos festivais folclóricos. Colaborou com a Quadrinha do GRUCATE e com a Banda Rai. Participou com percursionista da Banda Rai em diversos festivais de música. Em diversos eventos culturais da Cidade de Tefé se notabilizou como orador e poeta, chegando a vencer diversas disputas. Na área esportiva participou de diversos times em campeonatos de peladas e torneios esportivos, os mais importantes foi o Peladão na década de 80/90 e o Torneio de Futsal Empresarial da AABB. Atuava nos times esportivos como goleiro.

            Recentemente, começou a atuar como treinador e árbitro esportivo, exercendo com dedicação e calor essa ação esportiva, e recebendo elogios por parte dos esportistas da cidade. Adquiriu o respeito de todos que conviveram com sua pessoa nessa área.

            Deixa nos anais de festivais diversas letras de música e poesias. Seu sonho era reunir essas poesias em um livro. Fato que nos propomos a executar em sua memória.

            Em 2007, o GRUCATE assumiu a Coordenação Executiva do Grupo de Trabalho Amazônico - Rede GTA/Regional Tefé e nomeou o Chiquinho como Coordenador Executivo, exercendo o mandato de 2008/2011, e em dezembro de 2011, foi eleito para um segundo mandato (2012/2015) pelo Instituto Encontro das Águas da Amazônia – IEAM.

            Como coordenador da Rede GTA esteve presente em diversos eventos estadual e nacional. Liderou até o dia da sua morte as discussões sobre as influências das mudanças climáticas e a defesa das populações tradicionais. Sua maior colaboração foi a criação do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, do qual era membro titular. Sua última colaboração foi na 8ª Assembléia Nacional da Rede GTA, em Santarém/PA, em abril de 2012.

            De 2007 até 2012, ocupou em nome do GRUCATE e Rede GTA as seguintes representações de instâncias:

a)    Em âmbito nacional:

  • Fórum Nacional de Áreas Protegidas - Suplente: GTA/Regional Tefé
  • Comissão Executiva de Projetos PDA - Suplente: GTA/Regional Tefé
  • Articulação CRIS Brasil - Titular: GTA/Regional Tefé
  • Conselho Consultivo do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT/ICMBio) - Titular: GTA/Regional Tefé
  • Comissão Organizadora da 8ª AGO da Rede GTA – Titular: GTA/Regional Tefé

 

b)    Em âmbito estadual:

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas – CIEA/AM/SEDUC/SDS - Suplente – GRUCATE/GTA/Regional Tefé
Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Amazônia Central – CERBAC/AM/CCA/PCE/CEUC/SDS – Titular – GRUCATE
Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Amazonas – CDSPCT-AM/SEAFE/SDS - Titular - – GRUCATE/GTA-Regional Tefé
Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS)/SEPROR - Suplente I – GRUCATE/GTA-Regional Tefé
Câmara Setorial dos Produtos da Sociobiodiversidade do Estado do Amazonas – CSPSB/AM/SEAFE/SDS - Suplente – GRUCATE/GTA-Regional Tefé
Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais e Energia – FAMC/AM/CECLIMA/SDS - Suplente – GRUCATE/GTA-Regional Tefé

c)    Em âmbito municipal:

Agenda Positiva da Região de Tefé e Comitê Regional do Reserva da Biosfera da Amazônia Central – RBAC – Suplente – GTA-Regional Tefé
Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Tefé – Titular – GTA-Regional Tefé
Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista do Catuá-Ipixuna – Titular – GTA – Regional Tefé
Conselho Deliberativo do IDSM/MCT – Suplente – GTA-Regional Tefé
Representante do Instituto Encontro das Águas da Amazônia - IEAM

Entre os anos de 2009/2010 foi presidente do Diretório Regional dos Estudantes – DRE, do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA. E antes e depois foi um dos estudantes mas entusiasmado da UEA em Tefé, lutando e reivindicando por melhorias na qualidade do ensino superior de Tefé.

Profissionalmente, foi militar, no Exército Brasileiro, chegando a patente de Cabo, onde atuou por cinco anos. Atuou como professor no Programa Projovem Urbano da SEDUC/SETRAB. Colaborou na Secretaria Municipal de Esporte e neste ano de 2012, estava colaborando na Secretaria Municipal de Educação, como professor na Comunidade de Bacuri, no Lago de Tefé.

Ressaltamos algumas frases que usava comumente:

- Meu compadre, aonde você cair eu apodreço.

- Eu e água somos a mesma coisa. Sou o Aquaman.

- Um grande homem não se faz pelos seus grandes feitos, mas sim pelas suas ações e atitudes.

- Tem algumas coisas na vida, que você tem que negar até a morte.

O momento trágico ocorreu no dia 17.09.2012, por volta das 17:30 h., quando retornava de seu trabalho na Comunidade de Bacuri, na frente da praia do Ipapucu, no Lago de Tefé, quando um temporal pegou de surpresa sua canoa na qual vinha ele, um outro colega professor e uma aluna. O resultado trágico foi sua morte e do outro colega professor.

Segundo relato da aluna (Viviane) que se salvou, o banzeiro alagou a canoa. O colega professor desmaiou e ele foi salvá-lo. Travou um luta com as águas e a canoa até colocar o seu colega dentro da canoa, no entanto, não conseguiu estabilizar a mesma, vindo o banzeiro a alagar de novo e conseqüentemente a perca de visão do colega professor.

Após, nadou com a aluna rumo a praia. Mas para ele o esgotamento físico chegou. A aluna ainda o ajudou por alguns metros, mas a decisão dele foi de abandonar-la, incentivando a mesma seguir para a praia. E desapareceu nas águas do lago de Tefé, entre a praia do Ipapucu e a praia do Camaleão. Essa última visitada freqüentemente pela turma do GRUCATE.

As buscas pelo seu corpo e do seu colega professor foram imediatamente seguidas, das 21:00 horas do dia 17.09 até as 02 horas do dia 18:00 h. Retomada no dia 18.09 as 07:00 até as 23:00 h. Nesse dia 18.09, as 17:30 h. foi achado o corpo do colega professor Raimundo Bittecourt. As buscas retomaram no dia 19.09, as 06:00 h. sendo que seu corpo foi achado por volta das 07:45 h. pelos seus compadres do GRUCATE, após 36 horas de busca.

Imediatamente o corpo foi entregue as autoridades municipais e depois entregue a família e amigos, sendo que o seu velório foi curto, mas regado de sentimentos e mensagens de paz no cemitério de Tefé. Por volta das 09:30 h foi feito o enterro, após a celebração católica que foi presidida pelo Pe. Pedro. Teve as mensagens da SEMED e do GRUCATE e a benção da cova e da baixa do corpo foi feita pelo Bispo da Prelazia de Tefé D. Sérgio sobre aplausos e mensagens de agradecimentos.

Chiquinho deixa pai, mãe, irmãos, 04 filhos, esposa, e uma centena de compadres e comadres e amigos/as.

Aproveitamos este momento para agradecer todas as mensagens e orações de seus amigos/as que ressaltam a memória do Chiquinho

Queremos agradecer as instituições governamentais e não governamentais que colaboraram na busca de seu corpo.

Informamos que a Missa do 7º Dia será no dia 23.09.2012, na Igreja de Santo Antônio, as 19:30 h. sendo prevista uma homenagem ao seu trabalho na área de educação, cultura, esporte, lazer e organização social da Região de Tefé.

Contatos podem ser feitos com:

- Edson (Irmão) – 097-8804-3239

- Ranes (Primo) – 097-8404-6086 - ranesbatista@yahoo.com.br

- Sabá (Primo – Conselheiro da Rede GTA/Regional Tefé) – 097-8113-8736

- Marinho (Coordenador do GRUCATE) – 097-9173-5100 - marinho@mamiraua.org.br

Agradecemos a Deus a oportunidade de conviver com o Compadre Chiquinho e aprender com ele a ser alegre, justo, humano e sempre com dedicação ao próximo.

 

Tefé (AM), 19 de Setembro de 2012.

Francisco Aginaldo Queiroz Silva

Educador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário