quinta-feira, 26 de abril de 2012

CARTA DA II ASSEMBLÉIA DE CEBs DA PRELAZIA DE TEFÉ

Carta da II Assembléia de CEB´s da Prelazia de Tefé
Quem Somos
1. Nós, os 721 delegados (as), leigos (as), religiosos (as), seminaristas, padres e bispos, vindos das 13 paróquias da Prelazia de Tefé; representantes dos povos indígenas; entidades parceiras; grupo missionário de São José dos Campos – SP – Projeto Amazônia, junto com o Bispo D. Moacir Silva; assessores (as); equipes de trabalho e apoio e convidados, reunidos na II Assembléia das CEB´s da Prelazia de Tefé, de 22 a 25 de julho de 2007, na Cidade de Tefé – AM, com o tema: “CEB´s na Amazônia: Memória e Perspectivas” e lema: “Caminhemos na mesma direção” (Fl 3, 16), nos dirigimos especialmente às nossas comunidades, à Igreja do Regional Norte I, às instituições parceiras e ao povo de Deus.
O que Refletimos
2. No primeiro dia iniciamos a assembléia com uma solene celebração eucarística na Praça da Matriz de Santa Teresa, durante a qual se fez a acolhida dos delegados (as) e a memória aos homenageados da Assembléia: Irmão Falco, Zé Bezerra, Conceição Inhuma Meireles, Sabá Sá, Antônio Martins, João Cavalcante e Edézio Pinho.
3. Na manhã do segundo dia, nos debruçamos sobre a “Análise de Conjuntura”, assessorada por D. Sérgio Eduardo Castriani, com a contribuição de texto elaborado pelo Professor Sérgio Ricardo Coutinho, acentuando o panorama social, político e econômico em âmbito internacional e nacional e, com a colaboração de Aginaldo Queiroz, enfocou-se a situação estadual.
4. Na exposição, fomos confrontados com a problemática do aquecimento global, da questão energética – hidrelétricas, do biocombustível, dos impactos ambientais e sociais do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e a corrupção, que atingem o país, especialmente a Amazônia.
5. Também discutimos a realidade estadual, destacando os pactos dos poderes constituídos e a conseqüente anulação de oposição. Despertou-nos a atenção os péssimos índices do estado no que se refere ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), malária, cuidado com as crianças e idosos, analfabetismo, tráfico, etc., assim como os mega-projetos como a construção do gasoduto Coari – Manaus, Ponte São Raimundo – Cacau Pereira, Área Metropolitana de Manaus e o Programa de Compensação Ambiental – Bolsa Floresta.
6. Manifestamos nossa preocupação com os impactos sociais, econômicos e ambientais presentes na atual conjuntura, e reafirmamos nosso compromisso como cristãos de não sermos meros espectadores, mas atores na construção de nossa história no chão da Amazônia.
7. Nos demais dias, nos ocupamos com outros três temas de suma importância para a caminhada da nossa Igreja local. O tema: “Amazônia: Sustentabilidade Ambiental e Econômica” foi assessorado pela Agenda Positiva da Região de Tefé, que congrega 17 instituições governamentais e não governamentais, representada por Cristina Silva – IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)Gerência Tefé, Jorge Luiz – CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Antônio Carlos – SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)Tefé.
8. Na exposição deste tema, foi feita a memória da caminhada da preservação, desde a I Assembléia (dezembro/1988). Alegramos-nos com a consciência ambiental, a criação das diversas unidades de conservação, demarcação e homologação de terras indígenas, acordos de pesca, manejo de lagos e floresta, as parcerias institucionais, formação de AAV (Agentes Ambientais Voluntários) e lideranças comunitárias, organização de comunidades e associações.
9. Continuamos preocupados com a problemática existente no campo das políticas públicas, inexistentes ou incipientes, especialmente nas áreas de educação, saúde, produção e meio ambiente e também, com o adormecimento dos movimentos sociais diante dessa situação.
10. O tema: “Auto-sustentação: Dízimo um gesto de partilha e co-responsabilidade” foi assessorado pelo Bispo Emérito da Prelazia de Tefé, D. Mário Clemente Neto. Constatamos que esta Igreja local já tem uma caminhada com boas experiências. Ficamos contentes, pois desde 1983, o dízimo foi repetidamente escolhido como prioridade para toda a Prelazia de Tefé, estando hoje implantado em todas as paróquias.
11. Tivemos a grata presença de D. Maurício Grotto de Camargo – Bispo da Diocese de Assis – SP, que assessorou o tema: “CEB´s: Missão, Desafios e Perspectivas”. Depois de levantar as expectativas dos delegados (as) sobre a temática, nos oportunizou um passeio pela Bíblia, em uma leitura libertadora, enfocando a dimensão comunitária, a partir do método: Ver, Julgar, Agir, Rever e Celebrar. Percebemos que a vivência do Projeto de Deus foi vivida pelo Povo na fidelidade e infidelidade. Deus está presente na história da humanidade e nós somos convidados como Igreja a sermos sinais de esperança na construção do Seu Reino. As CEB´s são espaços de serviço, anúncio, diálogo e testemunho, e tentamos vivenciar isto em nossas comunidades.
O que Queremos
12. Estes quatro dias de Assembléia foram momentos de partilha, de conhecimento mútuo, de fraternidade, de recordação da caminhada das comunidades, de fortalecimento das nossas convicções, de estudo, reflexão e de espiritualidade. Também esteve muito presente nessa memória a caminhada da preservação do meio ambiente, da educação popular e da organização social e política das comunidades.
13. A partir da memória e da conjuntura, no campo da sustentabilidade, assumimos como compromisso a preservação do meio ambiente, a educação ambiental, a cobrança das autoridades constituídas para implementarem políticas públicas, sendo que isto, queremos fazer em parceria com instituições e movimentos sociais.
14. Com relação às CEB´s, reafirmamos como Igreja, o compromisso de continuar o fortalecimento das comunidades em sua organização, assim como a capacitação das suas lideranças.
15. Sobre o Dízimo, somos desafiados a continuar a “caminhar com as próprias pernas”. Para tanto se faz necessário conscientizar as famílias, formar equipes, prestar contas regularmente e partilhar experiências.
16. “Animados pela fé e bem certos da vitória”, tomamos a firme decisão de continuar a caminhar na mesma direção. Que Santa Teresa, Padroeira da Prelazia de Tefé, interceda por nós.
Tefé (AM), 25 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário